Conhecimento, um instrumento de prevenção.

O pensamento chinês baseia-se no princípio do conhecimento da natureza como caminho para atingir o estado de harmonia. A concepção de harmonia traz em si a ideia do equilíbrio entre os diferentes aspectos do Cosmos, uma espécie de organização do universo baseada em determinadas leis que o regem, onde cada componente do todo, com sua forma e ritmo próprios, se inter-relaciona e possui seu lugar.
Um ponto chave do pensamento chinês é o movimento, a mutação, a constante transformação. Pois, ainda que haja leis universais e os mesmos ciclos naturais se alternem e repitam, como o dia e a noite, o curso das estações, ou mesmo o ciclo de nascimento- crescimento-desenvolvimento-declínio, as coisas não permanecem iguais nem estáticas, mas se renovam, se desenvolvem, sofrem transformações e evoluções.
A partir de uma compreensão do movimento universal, podemos perceber em que momento deste fluxo estamos, e então estabelecer a melhor forma de conduta para mantermos um estado de vida harmônico.
Neste ponto, fica claro como o conhecimento se torna um instrumento de prevenção, e também como a medicina chinesa e acupuntura são, acima de tudo, uma medicina preventiva ao ajudar-nos a estar em conformidade não apenas com nosso próprio ritmo, mas com o ritmo do que nos cerca. A percepção dos padrões específicos a cada situação torna possível identificar tanto a origem quanto o provável desenvolvimento de uma patologia.
Consequentemente, na prática clínica, a compreensão do momento em que o paciente se encontra, seu modo de vida, sua relação consigo mesmo e com o que está a sua volta é de extrema importância não apenas para o diagnóstico e o tratamento, mas também para as instruções a serem dadas como auxílio indispensável para a manutenção de sua saúde.


Comentários

Postagens mais visitadas